Categorias
Projetos

Testes Alfa e Beta para aplicativo

Se você acompanha o nosso blog, sabe que estamos sempre falando a respeito de etapas importantes que ajudam no sucesso de um aplicativo. Hoje falaremos a respeito dos testes Alfa e Beta. Afinal, o que são e porque usá-los em um projeto de aplicativo?

Acompanhe os detalhes a seguir e confira mais sobre este assunto:

O que é Teste Alfa?

Os Testes Alfa são assim chamados por serem realizados no início, ou seja, próximo ao final do desenvolvimento do aplicativo e antes dos testes Beta.

Esses testes são realizados para verificar a aceitação do aplicativo, além de possíveis bugs antes do lançamento para os usuários.

Os Testes Alfa são realizados em ambientes de laboratório* e comumente são executados por funcionários internos que simulam usuários reais, realizando tarefas típicas no aplicativo. Nessa modalidade, problemas críticos ou correções podem ser solucionados pelos desenvolvedores imediatamente.

*Na Google Play Store já é possível realizar testes Alfa (e Beta) antes da publicação do app para os usuários finais. Neste caso, basta enviar convites para os interessados em suas contas Google+ para que eles possam baixar e acessar o aplicativo a ser testado.

O que é Teste Beta?

Os testes Beta de um aplicativo são realizados por usuários reais em ambientes reais e podem ser considerados como uma forma de teste de aceitação do aplicativo.

Neste caso, a versão beta do aplicativo é liberada para um número limitado de usuários reais para se obter feedback sobre a qualidade do aplicativo. Os testes Beta são fundamentais para reduzir riscos de falhas e fornecer maior qualidade do app por meio da validação dos usuários.

Geralmente as maioria das questões ou feedback coletados no teste Beta são implementados em versões futuras do aplicativo. Este modelo de teste é dividido em duas categorias:

Beta Fechado: Formato usado para testes com grupos pequenos de usuários (exemplo: uma empresa, um departamento ou usuários específicos). Caso o teste seja feito em um aplicativo já publicado em uma loja, somente os usuários do grupo receberão atualizações da versão.

Beta Aberto: Formato usado para testes com grupos maiores de usuários. Nessa versão de testes qualquer usuário pode participar e enviar feedback uma vez que o app estiver publicado na app stores.

Por que usar Teste Alfa e Beta?

Tanto o teste Alfa quanto o teste Beta possuem suas importâncias na busca pela qualidade de um aplicativo. Confira abaixo algumas razões para usar ambos:

  • Reduz o risco de falhas do aplicativo por meio da validação dos usuários.
  • Ajuda a melhorar a relação com o usuários, além de aumentar a satisfação com o  app.
  • Ajuda a fornecer uma melhor visão sobre a confiabilidade do aplicativo em sua fase inicial
  • Ajuda a detectar de maneira precoce erros em relação ao design e funcionalidade.
  • O feedback dos usuários durante a fase de testes não afetam a avaliação pública do aplicativo.

Sem dúvidas, os testes são etapas fundamentais para se obter um aplicativo de qualidade e de alta aceitação do público. Além disso, os testes dão maior confiança na hora de liberar publicamente o aplicativo para os usuários.

Nós da Dub Soluções somos especialistas no desenvolvimento de aplicativos e mantemos total ênfase nas etapas de testes, com o objetivo de desenvolver um aplicativo de sucesso. Portanto, se você pretende desenvolver um aplicativo para o seu negócio, conte com quem realmente está focado na qualidade para atender as expectativas dos usuários.

Gostou do post? Para ficar por dentro de mais notícias sobre desenvolvimento de aplicativos, continue acompanhando o nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *