Categorias
Projetos

Servidor para aplicativos

Você já deve saber que um website precisa estar hospedado em um servidor para poder funcionar corretamente. O mesmo ocorre com aplicativos web ou híbridos, que precisam se conectar à internet para executar determinadas funções.

Você já deve saber que um website precisa estar hospedado em um servidor para poder funcionar corretamente. O mesmo ocorre com aplicativos web ou híbridos, que precisam se conectar à internet para executar determinadas funções. 

Ou seja, esses aplicativos precisam de um servidor para executar atividades como armazenamento de dados dos usuários, intermediação sistemas de pagamento, armazenamento de páginas HTML, entre outras funções.

Mas afinal, como escolher um aplicativo adequado para o seu tipo de projeto? E para responder a essa dúvida, separamos a seguir algumas dicas para lhe auxiliar nesta tarefa. Confira!

Escolhendo um servidor ideal

Escolher um servidor para aplicativos ideal para um determinado projeto nem sempre é uma tarefa fácil. Entretanto, observando-se alguns fatores é possível realizar uma escolha mais segura e efetiva. São eles:

Tipo de aplicação a ser executada: A linguagem utilizada, bem como as bibliotecas e APIs necessárias para o desenvolvimento do aplicativo, são um dos fatores mais importantes na hora de escolher um servidor para o seu projeto de aplicativo. Isso significa que dependendo da tecnologia utilizada, o servidor pode não suporta-la. Portanto, vale a pena listar os recursos do aplicativo e verificar se o servidor poderá comportá-los.

Tamanho do público-alvo: Para se escolher um servidor adequado, também é preciso levar em consideração o tamanho do público-alvo. Isso significa que se o seu aplicativo tiver um alto volume de acessos, então será necessário um servidor que suporte o elevado número de requisições, caso contrário, o aplicativo ficará intermitente nos picos de acessos.

Espaço em disco: Para aplicativos que irão trabalhar com um elevado volume de informações em banco de dados, também é importante avaliar se o servidor a ser contratado possui espaço suficiente.

Nível de Segurança: O nível de segurança também é um assunto a ser avaliado na hora de contratar um servidor para aplicativos. Algumas aplicações como e-commerce e gerenciamento de pagamentos, precisam obrigatoriamente contar com recursos avançados de segurança para proteger os dados dos usuários. Portanto, vale a pena ficar atento a este assunto também.

Modelos existentes

Além dos pontos citados anteriormente, é preciso observar também a reputação da empresa que oferece o serviço de hospedagem, bem como a qualidade do suporte técnico e por fim, o custo-benefício para hospedagem do aplicativo.

Atualmente já é possível encontrar uma grande quantidade de empresas que atuam no modelo PaaS (Plataforma como Serviço). Windows Azure, AWS SDK, Google e CloudMine, são alguns dos exemplos. Nós da Dub Soluções, atualmente utilizamos os serviços da Heroku e da King Host em nossos projetos. Confira abaixo uma breve descrição de cada uma delas:

Heroku

O Heroku é uma das opção mais populares de servidores para hospedagem de aplicativos. Por meio deste serviço, é possível escrever os aplicativos utilizando práticas moderna de desenvolvimento, além da possibilidade de utilizar banco de dados SQL, NoSQL, Memcached, e muitos outros.

Atualmente o Heroku suporta Ruby, Node.js, PHP, Pyton, Scala, Java e Clojure.

King Host

Conhecida pelo tradicional serviço de hospedagens de sites, a King Host também atua com hospedagem de aplicações, suportando diversos ambientes de programação e frameworks. Atualmente a King Host suporta Node.Js, Java, Coldfusion, Ruby on Rails, Python, Django e Web2py.

Sem dúvidas, a escolha adequada de um servidor para aplicativos é uma das peças fundamentais para o desenvolvimento de um bom projeto. Portanto, conforme se pode observar, antes de sair contratando uma empresa, é importante avaliar as reais necessidades do seu aplicativo para fazer uma escolha certeira.

E você, deseja desenvolver um aplicativo de qualidade? Conte com a Dub Soluções

Ficou com alguma dúvida sobre servidores para aplicativos? Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *