Categorias
Projetos

Quanto tempo leva para desenvolver um aplicativo

“Quanto tempo leva para desenvolver um aplicativo? Demora muito para desenvolver um app?”

Essa é uma dúvida muito comum por parte de quem tem interesse em desenvolver ou tirar um projeto do papel e transformá-lo em aplicativo.

Afinal, quanto tempo demora para criar um aplicativo do zero? Acompanhe os detalhes a seguir para conferir a resposta!

Desenvolvimento de aplicativo: Quanto tempo demora?

Para começar, é preciso destacar que cada projeto de aplicativo é único, então jamais é possível estipular sempre os mesmos prazos para todos os projetos. Alguns aplicativos podem demandar mais tempo para o planejamento, já outros podem demandar mais tempo de programação, testes, design e assim por diante.

Outro ponto importante a ser levado em consideração é que o desenvolvimento de um aplicativo é dividido em etapas. Assim, se essas etapas forem bem planejadas, então é possível estipular um tempo mais preciso para a duração do projeto. Vejamos a seguir as principais etapas:

Planejamento e Design: Essa é a primeira etapa do desenvolvimento de um aplicativo. Nela, é realizada a criação do escopo, identificando as suas funcionalidades, criando protótipos e validando design.

Aqui na Dub, nós levamos em torno de 30 dias para realizar essa etapa, no entanto, em projetos mais complexos esse prazo pode se estender.

Desenvolvimento: Essa é a etapa mais técnica do projeto que consiste em dar vida ao aplicativo, desenvolvendo suas funcionalidades. Por ser uma etapa mais complexa, geralmente ela gira em torno de 60 dias, em média.

Testes: Uma vez tendo criado o design e realizado o desenvolvimento das funcionalidades do aplicativo, chega a hora de testá-lo. Nessa fase são realizados os testes necessários para que o aplicativo seja lançado sem bugs.

Nessa etapa também são feitas validações por parte do usuário para verificar a satisfação com o app. Essa etapa demora em média 30 dias, variando conforme a complexidade do projeto.

Lançamento: Após a finalização do aplicativo, chega o momento de lançá-lo ao mercado, deste modo, é realizada e publicação do app nas principais plataformas de aplicativos como Google Play e Apple Store.

Essas etapas podem parecer simples, mas as principais lojas de aplicativos costumam ser rigorosas com a postagem de aplicativos de alta qualidade e que atendam às suas políticas. (Neste artigo você pode conferir, por exemplo, os principais motivos de reprovação de aplicativos na Apple Store).

Além da divulgação do aplicativo nas lojas, nós da Dub também realizamos a otimização ASO para melhorar o posicionamento do aplicativo dentro das lojas.

A etapa de lançamento gira em torno de 1 a 30 dias conforme a complexidade do projeto.

Como se pode observar, o desenvolvimento de um aplicativo requer o seguimento de etapas, sendo que algumas delas naturalmente demandam mais tempo do que outras.

Na Dub Soluções, atualmente levamos uma média de 4 a 5 meses para a conclusão dos nossos projetos, dependendo das suas funcionalidades. Mas além de nos preocuparmos com os prazos dos nossos clientes, também focamos na qualidade do aplicativo.

Portanto, se você deseja tirar a sua ideia do papel, saiba que pode confiar na Dub Soluções para desenvolver o seu aplicativo com tempo e qualidade que irão superar suas expectativas.

E então, pronto para desenvolver seu aplicativo? Conte com a Dub Soluções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *