Categorias
Projetos

Por que criar a persona para meu aplicativo?

Se você acompanha o nosso blog, já deve ter notado que o mercado de aplicativos tem se expandido de maneira expressiva em todo o mundo.

Diariamente são lançados novos projetos, onde alguns fazem muito sucesso entre os usuários e os demais, muitas vezes, são apenas testados e descartados rapidamente.

Mas porque será que muitos projetos de aplicativos fracassam mesmo com uma boa ideia? A resposta para essa pergunta pode estar na falta de criação de uma persona.

Acompanhe os detalhes a seguir para saber o que é uma persona e porque você precisa criá-la para o seu aplicativo!

O que é persona e por que criar uma para o meu aplicativo?

Persona é uma representação fictícia do seu cliente (usuário) ideal. Essa representação é criada com base em dados reais sobre o comportamento, características demográficas dos consumidores, motivações, dúvidas, preocupações, desafios, entre outros.

Criar uma persona é a maneira mais adequada de conhecer seu público-alvo em detalhes e conseguir focar esforços em criar um aplicativo que realmente atenda as necessidades desse público. 

Com a criação de personas é possível fugir do “achismo” pessoal, que muitas vezes é completamente diferente das expectativas do usuário real.

Abaixo temos dois exemplos simplificados de personas para que você possa entender o conceito. Note que temos duas personas completamente diferentes e neste caso, seria difícil criar um aplicativo atender as necessidades dos dois públicos.

Persona 1: Bruno, 18 anos estudante no ensino médio.Mora em São Paulo/SP e atualmente está tentando decidir qual carreira seguir.Gosta de jogos online e tem grandes afinidades com computadores, internet, smartphones e demais tecnologias.Tem dificuldades para se concentrar nos estudos, mas ama aprender coisas novas.
Persona 2: Joana, casada 65 anos, dona de casa com 2 filhos adultos.Mora Franca/SP e cursou até a 8 série.Possui pouca afinidade com a tecnologia, mas recentemente ganhou um smartphone dos filhos e começou a se interessar muito por alguns aplicativos.Se interessa por assuntos relacionados à saúde, artesanato e culinária.

Tendo isso em mente, agora fica mais fácil entender o motivo de muitos aplicativos fracassarem mesmo com uma boa ideia, certo? 

Em outras palavras, a falta de criação de uma persona impede que o projeto seja focado em um público específico, fazendo com que o projeto acabe não sendo ideal para nenhum perfil de usuário.

Importante: Os exemplos citados acima estão longe de serem a representação adequada de personas e neste caso, é essencial se aprofundar em detalhes na hora de criá-las. Confira aqui algumas dicas importantes para esse processo.

Vantagem de ter uma persona:

Agora que você já sabe o que são personas e qual a sua importância para um projeto, confira a seguir algumas vantagens de criá-las para o seu aplicativo:

  • Ajuda a evitar o fracasso do projeto, uma vez que o aplicativo terá mais chances de aceitação por parte do público para o qual foi desenvolvido.
  • Ajuda você a saber precisamente com quem está falando, facilitando assim na hora de se comunicar o seu público.
  • Facilita na hora de criar uma estratégia ASO, pois é possível conhecer as principais palavras-chave que os usuários irão buscar nas app stores para encontrar o seu aplicativo.
  • Usuários mais satisfeitos se resume em melhores avaliações do seu aplicativo e consequentemente em mais downloads.
  • Ajuda na hora de explorar melhor os interesses do seu público e lançar atualizações importantes no seu aplicativo.

Criar um aplicativo de sucesso não tem nenhuma relação com a sorte ou apenas com uma ideia inovadora em mente. E como você pode observar, é essencial conhecer o seu público antes de iniciar qualquer coisa.

Aqui na Dub Soluções nós não abrimos mão da fase de criação de personas. Portanto, se você tem uma ideia para um aplicativo, mas não sabe por onde começar, entre em contato para que possamos te ajudar da forma correta!

Ficou com alguma dúvida sobre a criação de personas para aplicativos? Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *