Categorias
Projetos

O que faz um desenvolvedor Back-end de aplicativos

No post anterior falamos a respeito do que faz um desenvolvedor Front-end de aplicativos e se você ainda não conferiu este artigo, basta acessá-lo neste link.

Hoje, para completar o assunto, vamos te explicar sobre os profissionais de Back-end, ou seja, aqueles profissionais que criam a base de aplicações que não são visíveis aos usuários.

Ficou confuso? Confira os detalhes a seguir e entenda o que é um desenvolvedor Back-end e qual o seu papel no desenvolvimento de aplicativos!

Responsabilidades de um profissional Back-end

O profissional de Back-end, além de criar as funcionalidades de um aplicativo, também tem o papel de manter a estabilidade da aplicação, além de uma boa performance na resposta das solicitações dos usuários.

Diferente de um desenvolvedor Front-end, o profissional de Back-end tem o foco do seu trabalho na programação “invisível”, ou seja, naquilo que não pode ser visto no layout.

De maneira geral, é tudo aquilo que fica por trás das telas de um aplicativo, como uma tela de login, por exemplo. Neste caso, o usuário consegue visualizar o formulário para preencher seu nome e senha, mas todo o mecanismo de acesso fica oculto, ou seja, em modo Back-end. E a criação de todo esse mecanismo é o papel de desenvolvedor Back-end.

Quais tecnologias um desenvolvedor Back-end precisa saber? 

Assim como os profissionais de Front-end, quem atua com o desenvolvimento Back-end também precisa de conhecimentos técnicos avançados para desenvolver projetos de aplicativos. Confira abaixo alguns dos principais conhecimentos que este profissional deve dominar:

Ruby

Linguagem de programação multiparadigma, a Ruby também é considerada a 10ª linguagem de programação mais popular do mundo e está entre as mais utilizadas quando o assunto é desenvolvimento de aplicativos mobile. Portanto, ela entra na lista como uma das tecnologias que todo desenvolvedor Back-end precisa conhecer.

PHP

Linguagem open source, muito utilizada para o desenvolvimento web e que pode ser embutida dentro do HTML. O PHP (Hypertext Preprocessor) também é muito utilizado no desenvolvimento de aplicativos móveis e neste caso, entra a lista de tecnologias que desenvolvedores Back-end de aplicativos precisam conhecer.

Node.js

O Node.js é um interpretador de código JavaScript que tem como objetivo auxiliar desenvolvedores na criação de aplicações rápidas e de alta escalabilidade. O Node.js é baseado no motor JavaScript do Google Chrome e é sem dúvidas uma importante ferramenta para desenvolvedores Back-end.

Banco de Dados

Já reparou naqueles aplicativos onde é necessário fazer login para acessá-los? Esses aplicativos precisam de um banco de dados para armazenar as informações de usuário e senha do usuário.

E o que dizer de aplicativos como Evernote que pode armazenar diversas informações dos usuários? Aplicativos como este possuem uma base de dados e para desenvolvê-los, é fundamental ter conhecimentos em SGBDs (Sistema Gerenciador de Bancos de Dados) , ou seja, ferramentas responsáveis pela criação e gerenciamento de banco de dados. Aqui na Dub Soluções nós utilizamos três modelos:

  1. Postgre SQL: SGBD open source muito utilizado para a criação e gerenciamento de banco de dados e aplicações diversas como aplicativos mobile, por exemplo.
  2. MYSQL: Considerado um dos sistemas de gerenciamento de banco de dados mais populares no mundo, o MySQL também entra na lista de tecnologias que um desenvolvedor Back-end precisa saber. O MySQL utiliza a linguagem SQL como interface e empresas como NASA, Google, Banco Bradesco, HP, entre outras companhias, usam essa ferramenta para administrar os bancos de dados de suas aplicações.
  3. Mongo DB: Outro SGBD muito utilizado na criação de aplicativos, o MongoDB também é uma ferramenta de código aberto para gerenciamento de banco de dados que desenvolvedores Back-end precisam conhecer. 

Observação: Outras linguagens como, Delphi, Python e Java também valem a pena serem citadas e podem ser importantes para um desenvolvedor Back-end, dependendo do tipo de projeto a ser desenvolvido.

Outros conhecimentos

Além dos conhecimentos em linguagens de programação, um desenvolvedor Back-end também deve ter em sua bagagem conhecimentos em:

  • Regras do negócio
  • Testes de aplicativos
  • Segurança de dados
  • Integração com APIs
  • Inglês técnico

 Qual a importância de um profissional Back-end?

Não é novidade que vivemos na era dos dispositivos móveis e o desenvolvimento de aplicativos já deixou de ser apenas uma tendência para se tornar uma realidade mundial.

Neste cenário, o profissional de Back-end assume um papel de grande importância para ajudar as empresas a se destacarem com uma tecnologia cada vez mais envolvente ao público.

Em outras palavras, um desenvolvedor Back-end tem a função de criar soluções inovadoras para solucionar problemas, aumentar vendas ou simplesmente expandir a marca de uma empresa. Assim, atuando lado a lado com desenvolvedores Front-end, é possível criar aplicativos que podem mudar o rumo dos negócios de uma companhia, como em diversos casos reais que podemos conferir diariamente.

Aqui na Dub Soluções contamos com excelentes desenvolvedores de Back-end. Portanto, se você tem um projeto para criar um aplicativo em sua empresa, entre já em contato conosco. Teremos o prazer de lhe ajudar!

Gostou do post? Continue acompanhando nosso blog para receber mais dicas sobre desenvolvimento de aplicativos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *