Categorias
Projetos

O que é uma API

Você já se perguntou como é possível existir um aplicativo que apresenta os restaurantes mais próximos conforme a localização atual do usuário? Sabemos que existem aplicativos que trazem a relação de restaurantes de uma determinada cidade e em contrapartida, existem ferramentas de geolocalização como é o caso do Google Maps.

Mas para que este recurso funcione conforme o esperado, é necessário o uso de um conjunto de rotinas para integrar aplicativo e a ferramenta de geolocalização. Este conjunto de rotinas é conhecido como API e pode ser utilizado tanto em softwares, quanto em aplicativos mobile. Acompanhe os detalhes a seguir e confira mais sobre este conceito.

O que é API?

API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos) é basicamente um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web.

De maneira simplificada, um API é uma maneira de fazer com que um software ou ferramenta se comunique com outra. Um exemplo clássico de API são os meios de pagamento online, onde os usuários podem comprar online e pagar por meio transferências eletrônicas ou cartão de crédito. Neste caso, o e-commerce está fazendo a integração com uma API de pagamento online.

Exemplo de API populares

Se você ainda ficou com dúvidas sobre o que são APIs e como elas são utilizadas, confira abaixo alguns exemplos populares que você provavelmente já deve ter presenciado por aí:

Google Maps: Possibilita que os desenvolvedores incorporem o Google Maps em softwares/aplicativos e páginas da web, utilizando interface de JavaScript ou Flash.

Facebook: Possibilita que os desenvolvedores incorporem o recurso de login utilizando as credenciais do perfil do Facebook do usuário. Esta API é muito utilizada em aplicativos e páginas web.

Paypal: Possibilita incorporar o Paypal em aplicativos e páginas web para a execução de transações online. Esta API é muito comum em aplicativos de e-commerce e demais aplicativos que precisam realizar transações online.

Dropbox: API utilizado para o armazenamento e sincronização de arquivos online que são utilizados tanto em computadores, quanto em dispositivos mobile.

Para conhecer mais exemplos de APIs, acesse o site ProgrammableWeb onde é possível encontrar um diretório com mais de 15 mil exemplos.

Qual a importância do uso de APIs?

Com o uso de APIs, é possível criar aplicações que satisfaçam as experiências dos usuários em diversos aspectos. Um simples exemplo, está na possibilidade de poder acessar um aplicativo utilizando o mesmo login e senha do Facebook, ou seja, sem a necessidade de preencher longos formulários de cadastro.

Outro ponto interessante está na redução do custo para o desenvolvimento de um aplicativo, o que significa que com o uso de APIs, é possível simplificar o desenvolvimento de certos recursos, como é o caso da integração de um aplicativo com sistemas bancários para o recebimento de pagamentos.

Além disso, as possibilidades de expansão e aprimoramento do aplicativo acabam sendo infinitas mediante a quantidade de APIs que passam a existir diariamente no mercado.

De maneira geral, os APIs não são considerados uma tecnologia nova, uma vez que já podemos encontrá-los há alguns anos em programas voltados para computadores como é o caso de APIs que permitem a comunicação do Excel com o LibreOffice, por exemplo.

De qualquer modo, esta tecnologia tem se tornado cada vez mais relevante em aplicativos mobile e conforme você pode observar, os APIs podem trazer muitas vantagens para quem deseja contar com um aplicativo inovador.

Nós, da DUB Soluções, somos especializados no desenvolvimento de aplicativos mobile e podemos ajudar a sua empresa a contar com o seu próprio aplicativo, utilizando APIs conforme as necessidades do seu projetos. Portanto, conte conosco!

Se você quer saber como integrar uma API em aplicativos mobile? Conte com a Dub Soluções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *