Categorias
Projetos

O que é escopo? Qual a importância de um escopo bem definido

Em qualquer projeto que se queira iniciar, é fundamental identificar os objetivos a serem alcançados, além do caminho e os recursos que serão utilizados. Para o desenvolvimento de um aplicativo mobile também não é diferente e neste caso, é essencial criar um escopo do projeto.

Mas afinal, o que é um escopo e qual a sua importância ao desenvolver um projeto de aplicativo? Acompanhe os detalhes a seguir para saber mais sobre este assunto.

O que é um escopo?

De acordo com o dicionário, um escopo é basicamente o objetivo que se pretende atingir, é sinônimo de fim, propósito ou desígnio.

Quando se fala em desenvolvimento de aplicativos, é possível dizer que escopo é um conjunto de informações que define a abrangência do aplicativo, ou seja, limitando o que ele deverá ou não atender.

Um escopo serve também como ferramenta para desenvolvedores e clientes, uma vez que nele deve conter tudo o que foi ou não contratado para ser realizado. Ele é o ponto de partida para o desenvolvimento de um aplicativo e após a sua criação, é fundamental que ele seja gerenciado.

Por que ter um escopo bem definido?

A maioria dos insucessos em projetos de desenvolvimento de aplicativos está relacionada à etapa inicial, ou seja, a falta de um escopo, ou até mesmo a definição vaga ou incorreta dele.

Aqui na Dub Soluções, por exemplo, damos um grande foco na definição de um bom escopo para o desenvolvimento de aplicativos. Isso se faz necessário, pois se não soubermos com certeza o que iremos fornecer e quais serão os limites do projeto, então não teremos a possibilidade de entregar a solução adequada aos nossos clientes. 

Ou seja, se não realizarmos um bom trabalho na definição do escopo, o seu gerenciamento também acaba se tornando praticamente impossível.

Uma boa definição de escopo também serve de base para os demais gerenciamentos de um projeto. Em outras palavras, sem um escopo bem definido, fica difícil controlar custos, tempo e mudanças, tornando confuso para as partes interessadas os limites do projeto, as premissas, as entregas, entre outros detalhes importantes.

Sendo assim, quanto mais bem detalhado for o escopo do projeto, especificando os desejos e interesses do cliente e até onde o projeto deverá chegar, melhor será o andamento e maiores serão as chances de sucesso no final.

Alguns especialistas em gestão de projetos afirmam que o escopo é tudo. De fato essa frase faz bastante sentido dentro de um projeto de desenvolvimento de aplicativos, pois conforme vimos, sem um escopo bem definido, fica quase impossível guiar todas as etapas de desenvolvimento rumo ao sucesso e satisfação das partes envolvidas.

Portanto, se a sua empresa pretende desenvolver um aplicativo de forma tranquila e sem surpresas negativas durante e ao final do projeto, é bom ter um ótimo escopo e uma equipe profissional para dar andamento a ele.

E você, quer ficar por dentro de mais notícias sobre desenvolvimento de aplicativos? Continue acompanhando o blog da Dub Soluções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *