Categorias
Projetos

Mobile push notifications, o que são? como usar?

Se você é um usuário de aplicativos em seu smartphone ou tablet, provavelmente já deve ter recebido avisos em seu celular com lembretes, promoções ou qualquer outra notícia. Esses pequenos pop-ups que surgem na tela são conhecidos como Push Notifications.

Acompanhe os detalhes a seguir e saiba o que são e como usá-los em seu aplicativo.

O que são Push Notifications?

Push notification são pequenas mensagens recebidas pelo celular ou tablet e ao contrário do SMS, eles são enviados por algum aplicativo instalado no dispositivo móvel.

Eles costumam ser enviados junto com um som característico ou uma rápida vibração no dispositivo para chamar a atenção do usuário. Eles servem basicamente para interagir com o usuário de modo que ele não se esqueça de usar o aplicativo. 

Um exemplo muito comum é o aplicativo Duolingo que envia push notifications para o usuário sempre que ele passa um tempo sem usar o app. O mesmo vale para aplicativos de exercícios físicos, notícias, redes sociais entre outros.

Um ponto interessante do Push Notification é que essa tecnologia não exige que os dispositivos móveis estejam abertos para que a mensagem seja recebida. Assim, é possível receber os alertas mesmo quando a tela do smartphone está bloqueada e ao clicar na notificação, é possível ser redirecionado para o aplicativo.

Como usá-lo?

Os Push Notifications são muito vantajosos para quem possui um aplicativo e deseja manter seus usuários sempre ativos e engajados. A grande vantagem é que com este simples recurso é possível alertar, informar e até mesmo entreter o usuário.

No entanto, para que os Push Notifications sejam realmente eficientes, é fundamental saber utilizá-los de maneira adequada. Caso contrário seu push pode ser ignorado e seu aplicativo desinstalado.

Vejamos algumas dicas para usar os push notifications de maneira adequada e assim obter sucesso com os usuários do seu aplicativo:

  • Segmente seus usuários: Faça a segmentação do seu público para que suas mensagens sejam enviadas com contexto adequado. Procure separar o público por idade, gênero, o que fazem, o que compram, qual a frequência de uso do aplicativo, entre outros detalhes.
  • Personalize as mensagens: Procure personalizar as mensagens para cada público. Isso faz com que o seu aplicativo seja mais humanizado e desperte ainda mais a atenção do usuário.
  • Envie na hora certa: Horários inapropriados podem simplesmente irritar o usuário ou na melhor das hipóteses, podem impossibilitar a visualização da notificação. Procure descobrir os melhores horários para enviar suas notificações para os seus usuários e lembre-se que cada público poderá ter um horário específico.
  • Mensure os resultados: Procure estabelecer métricas em suas campanhas de push notification para avaliar a eficácia das mensagens.
  • Estabeleça metas como: quantidade de aberturas, quantidade de compras, itens inseridos no carrinho, entre outros detalhes que podem variar conforme as funcionalidades do seu aplicativo. Procure avaliar também a frequência com que o seu usuário passa a usar o aplicativo após o recebimento da notificação.

O número de desinstalações também é muito importante para que você possa analisar se a sua campanha de push notification realmente foi positiva.

Sem dúvidas os push notifications são excelentes recursos para engajar os usuários de um aplicativo e mantê-los sempre ativos. Mas conforme vimos, é preciso saber usar esta ferramenta para que os resultados sejam realmente positivos.

Gostou da dica? Então continue acompanhando nosso blog, descubra outras informações importantes como esta e conheça também alguns de nossos projetos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *