Categorias
Projetos

Mobile App Analytics: avaliando o desempenho do seu aplicativo

“Se você não pode mensurar, então não pode gerenciar e se não pode gerenciar, então não pode melhorar”. Essa é uma famosa frase que também se encaixa perfeitamente no universo dos aplicativos mobile

Em outras palavras, somente o design e tecnologia adequada não são suficientes para que um aplicativo tenha sucesso entre os usuários e neste caso, é fundamental analisar o comportamento do público dentro do aplicativo para descobrir pontos a serem melhorados.

E esse é justamente o papel do Mobile App Analytics, ou seja, mensurar informações importantes, encontrar problemas e ajudar na tomada de ações para que o usuário passe mais tempo no aplicativo e até mesmo aumente as taxas de conversão do app. 

Acompanhe os detalhes a seguir e saiba mais sobre o funcionamento dessa ferramenta.

O que é Mobile App Analytics?

Mobile App Analytics são ferramentas online que coletam dados dos usuários e os oferecem aos donos de aplicativos móveis. Dentre essas informações podemos destacar:

  • Características dos usuários que fizeram downloads do aplicativo como, por exemplo, idade e sexo;
  • Quantidade de novos usuários que instalaram o aplicativo, sistema operacional do aparelho utilizado, localização e versão do app.
  • Especificação de onde o público fez o download do aplicativo, como Google Play e iTunes, por exemplo.
  • Informações sobre as fontes que direcionaram o usuário ao app store (exemplo: links, banners, entre outros).
  • Informações de como os usuários estão interagindo com o aplicativo, quanto tempo estão navegando em cada uma das páginas e qual o fluxo de comportamento durante a navegação.
  • Possibilidade de acompanhar as principais falhas ou exceções que ocorrem no aplicativo para posteriormente corrigi-las.
  • Acompanhamento de conversão.
  • Estabelecimento e acompanhamento de metas.

 Quais ferramentas posso usar?

Atualmente existem diversas ferramentas de Mobile App Analytics, sendo o Google Analitcs o mais conhecido por se tratar de uma plataforma gratuita e bem difundida.

No entanto, outras opções como o Flurry da Yahoo,  Apple App Analytics, Apsalar e Amplitude também são indicadas, uma vez que possuem características muito parecidas.

De qualquer modo, cabe a você avaliar qual dessas ferramentas irá atender a sua necessidade e qual você terá maior facilidade em acompanhar.

O que fazer com as informações coletadas?

As ferramentas de Mobile App Analytics apresentam informações de forma estruturada com filtros em períodos determinados conforme desejado. Uma vez tendo coletado essas informações, é possível realizar ações que poderão auxiliar no sucesso do app. Alguns exemplos são:

  • Lançar campanhas de marketing mais assertivas conforme o perfil do público que baixa o aplicativo;
  • Encontrar páginas no aplicativo com possíveis problemas e corrigi-las;
  • Aprimorar campanhas conforme as fontes de tráfego que fazem o usuário baixar o app;
  • Para aplicativos de e-commerce, é possível identificar os produtos mais vendidos e aprimorar os demais produtos para que a empresa possa aumentar o ticket médio, reduzir abandono de carrinho, entre outras ações de melhoria.
  • Realizar ajustes para que o usuário passe mais tempo no aplicativo e realize as ações propostas por ele.

Dica:

Procure mensurar os dados do seu aplicativo com o Mobile App Analytics antes mesmo do seu lançamento na App Store ou no Google Play. O uso dessa ferramenta já na etapa de testes poderá ajudar a descobrir informações úteis sobre sua utilização e ajustes a serem feitos antes mesmo do lançamento do app.

O Mobile App Analytics é, sem dúvidas, uma ferramenta fundamental para acompanhar métricas de aplicativos para verificar o que está funcionando e realizar ajustes. 

E o mais interessante dessa ferramenta é a possibilidade de identificar fatores internos e externos que podem ajudar a definir o sucesso do aplicativo. Vale a pena apostar nela! 

Gostou do post? Continue acompanhando nosso blog para receber mais dicas sobre aplicativos! E se você pretende desenvolver um aplicativo de sucesso e que satisfaça as exigências dos seus usuários, então conte com a Dub Soluções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *