Categorias
Projetos

Lançamento de aplicativos: como fazer

Aqui no blog estamos constantemente abordando dicas e etapas para se ter um aplicativo de sucesso. Hoje abordaremos especialmente a fase de lançamento de aplicativos, tema este, que também pode ajudar a determinar o quão bem sucedido um aplicativo irá se tornar.

De maneira geral, somente uma boa ideia, um bom desenvolvimento e um bom design não garantem que um aplicativo tenha sucesso perante seu público e neste caso, uma boa estratégia de lançamento deve complementar todas as demais etapas para se alcançar o desejado sucesso.

Mas afinal, como fazer o lançamento de aplicativos? Confira a seguir algumas dicas importantes:

Desenvolva um bom produto

Este é o primeiro passo, afinal, de nada adianta ter uma ótima estratégia de marketing, se o seu aplicativo não corresponde às expectativas dos usuários ou simplesmente faz mais do mesmo.

Existe uma série de pré-requisitos para desenvolver um bom aplicativo, mas de maneira resumida, o seu app precisa suprir as necessidades do seu público e ir além do que já existe no mercado. Portanto, vale a pena trabalhar nesse aspecto antes de colocar qualquer plano em ação.

Conheça o seu público

Uma das tarefas mais importantes na hora de desenvolver um aplicativo é simplesmente ter conhecimento a respeito do público que irá usá-lo. Mas será que você conhece esse mesmo público na hora de fazer o lançamento do aplicativo? Você saberia dizer quais são os canais de marketing ideais para abordar esse público?

Se a resposta for negativa, então será necessário fazer um estudo mais aprofundado do seu público-alvo para criar uma estratégia de marketing assertiva e não desperdiçar dinheiro com canais que trazem pouco ou nenhum retorno.

A resposta neste caso, pode estar no objetivo do seu aplicativo e para isso você deverá se perguntar:

  • Quem são as pessoas que precisam do meu aplicativo?
  • Que tipo de marketing elas consomem (redes sociais, jornal, TV, blogs)?
  • Que tipo de linguagem devo utilizar para abordar o meu público?

Respondendo essas perguntas, você irá começar a ter uma visão melhor do seu público-alvo, ajudando também a criar uma melhor estratégia para abordá-los.

Invista em ASO

As lojas de aplicativos são os principais locais onde os usuários conhecem e baixam aplicativos, sendo que em alguns casos, mais de 80% do tráfego de um app vem dessas lojas. 

Mas para que o seu aplicativo se torne relevante e seja facilmente encontrado em lojas como o Play Store e Apple Store, é fundamental investir em estratégias de otimização para as pesquisas dos usuários que é conhecida como ASO.Confira aqui o artigo completo onde falamos sobre o que é a ASO e como você pode utilizá-la para o sucesso do seu aplicativo.

Colete feedback

Ao lançar o seu aplicativo no mercado, é importante que se faça a coleta de opinião dos usuários e que se possível, ela seja feita dentro do próprio app.

A coleta do feedback irá permitir ajustes para o lançamento de novas versões do aplicativo, ajudando a fidelizar atuais usuários e conquistar novos. Estar atento às opiniões de todos os usuários e trabalhar pela satisfação deles será um passo importante para o sucesso do aplicativo.

Antecipe o seu marketing

Não espere o lançamento do seu aplicativo para começar fazer o marketing. Em vez disso, crie uma estratégia de divulgação capaz auxiliar a sua equipe a lançar o aplicativo da forma correta.

Marketing de conteúdo e presença em redes sociais são alguns dos exemplos de ferramentas onde é possível fazer o marketing antes do aplicativo ser lançado, auxiliando também na coleta de opiniões e expectativas do público. Assim, quando o aplicativo for de fato lançado no mercado, o trabalho de divulgação será menor e os resultados poderão ser mais positivos.

Você também poderá utilizar a antecipação do marketing para convidar os usuários a baixarem o aplicativo assim que ele for lançado.

Analise a concorrência

Estude seus concorrentes para verificar suas estratégias de lançamento de aplicativos e veja o que sua empresa pode fazer para se diferenciar. 

Ferramentas como o App Anie e o SimilarWeb podem ajudar na hora de rastrear a concorrência e aumentar as chances de sucesso no lançamento de um aplicativo.

Diversas são as estratégias para se fazer o lançamento de aplicativos. No entanto, como se pode observar, existem pontos fundamentais em um lançamento que devem ser considerados.

Lançar um aplicativo vai além de simplesmente escolher um canal de divulgação e criar campanhas para download do app. É preciso se lembrar de que milhares deles são lançados diariamente e portanto, você precisará de destacar de alguma maneira.

Nós da Dub Soluções, somos especialistas no desenvolvimento de aplicativos e podemos ajudá-lo também na etapa de lançamento do seu app. Portanto, se sua empresa busca criar um aplicativo de sucesso, então conte conosco!

Gostou do post? Continue acompanhando nosso blog para conferir mais dicas para criar um aplicativo de sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *