Categorias
Projetos

NDA: Termo de confidencialidade para aplicativos e software

Sua empresa possui uma ideia para o projeto de criação de um aplicativo mobile, mas teme expor detalhes aos desenvolvedores devido à suposta quebra de confidencialidade?

Saiba que para esses casos existe o termo de confidencialidade (NDA), que poderá ajudar a sua empresa a ter o seu próprio aplicativo sem que o projeto seja confidencialmente comprometido ao longo do desenvolvimento. Acompanhe os detalhes a seguir e saiba mais sobre este assunto.

O que é o Termo de Confidencialidade (NDA)?

O acordo de não divulgação (NDA), conhecido também por acordo/termo de confidencialidade (CA), é um contrato legal firmado entre pelo menos duas partes, para descrever um material, conhecimento ou informação que desejam compartilhar entre si para determinados fins, mas que ao mesmo tempo desejam restringir acesso a terceiros.

Em outras palavras, um NDA é um contrato que cria um relacionamento confidencial entre as partes para proteger qualquer tipo de informação ou segredos comerciais confidenciais e proprietárias.

Quer um exemplo? Se sua empresa deseja desenvolver um aplicativo mobile, mas não gostaria que informações do projeto ou quaisquer detalhes sejam divulgados pelo desenvolvedor, então neste caso, basta fazer uso do NDA para restringir o acesso às informações.

Tipos de Termos de Confidencialidade

Um termo de confidencialidade pode ser classificado da seguinte maneira:

  1. Unilateral: Neste tipo de acordo, apenas uma das partes irá divulgar informações e a outra irá recebê-las. No caso, a parte receptora se compromete a não divulgar os dados recebidos.
  2.  Bilateral: Ambas as partes irão divulgar informações entre si e ambas se comprometem a não divulgar o que receberam da outra parte.
  3.  Multilateral: Promove graus diferentes de comprometimento das informações compartilhadas. Neste caso, algumas empresas determinam informações próprias sigilosas, já outras apenas cumprem o sigilo.

Vantagens de um NDA

Optar pelo Termo de Confidencialidade pode trazer diversas vantagens para a sua empresa. Confira algumas delas:

  • Reduz as chances de que dados críticos da sua organização sejam divulgados, uma  vez que o contrato define penalidades para quem descumpre as cláusulas de confidencialidade;
  • Evita que a concorrência tenha acesso a informações importantes;
  • Facilita o acionamento jurídico no caso de vazamento de informações confidenciais, o que economiza tempo e recursos para a empresa e aumentam as chances de ganhar causas por quebra de sigilo.

Além de uma boa ideia

Não dá para negar que os recursos apresentados por um NDA são fundamentais para manter o sigilo de boas ideias, o que também colabora para que o projeto tenha o sucesso esperado.

Contudo, além de contar com um acordo de confidencialidade para proteger determinadas informações, é possível destacar que o sucesso de um aplicativo vai além. Ou seja, para que a sua empresa desenvolva um bom aplicativo, também é fundamental contar com uma boa equipe de desenvolvedores e um bom planejamento.

Nós da Dub Soluções, somos especialistas no desenvolvimento de aplicativos mobile e podemos ajudar a sua empresa a ter o seu próprio aplicativo por meio de um projeto que satisfaça as suas necessidades em quesitos como, confidencialidade, prazos, qualidade e muito mais. 

Portanto, se você pretende desenvolver o seu aplicativo, mas ainda teme a divulgação de informações, saiba que pode confiar na Dub Soluções como o seu parceiro ideal nesta jornada.

E você, pretende desenvolver um aplicativo para a sua empresa, mas deseja manter certas informações em sigilo? Conte com a Dub Soluções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *