Categorias
Cases

Case Educador Postural

Você já deve ter ouvido falar que as dores nas costas estão entre as principais causas de afastamentos do trabalho. No entanto, o que pouca gente sabe é que a maior causadora dessa patologia é a má postura.

E foi justamente observando a má postura de sua filha na frente do computador, que o empreendedor Cláudio Tulli teve a ideia e nos procurou para criar o Educador Postural, um software que ajuda a corrigir a postura na frente do PC, ajudando a evitar problemas como LER e DORT.

Acompanhe os detalhes a seguir e conheça um pouco sobre o case de sucesso desse aplicativo que já está ajudando muitos profissionais a melhorarem a postura dentro e fora do escritório.

O que é o Educador Postural?

O Educador Postural é um sistema web que pode ser acessado no trabalho ou em casa e tem como objetivo auxiliar os usuários a manterem a postura adequada, além lembrar o usuário de fazer pausas e alongamentos durante o período que permanece na frente do computador.

O sistema também possui o recurso de captura de imagens da postura do usuário através da webcam. Essas imagens são armazenadas em um histórico e sistema, que possui inteligência artificial, realiza a análise individual e fornece dicas de como melhorar a postura e alertas de possíveis tendências a determinados tipos de problemas de coluna que o usuário pode ter.

O sistema foi desenvolvido para emitir alertas na tela para informar o usuário nos momentos em que ele não estiver sentado corretamente. Além disso, ele informa quando é preciso fazer pausas para se alongar.

O desenvolvimento do sistema

Foram 9 meses de pesquisa e desenvolvimento do Educador Postural. A ideia era desenvolver um sistema que ajudasse as empresas de fato a se adaptarem à NR17, norma que regulamenta a necessidade de a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho de acordo com as características psicológicas e fisiológicas dos trabalhadores, proporcionando assim, maior conforto, segurança e desempenho. 

Além disso, a empresa passa a se beneficiar com a redução de impostos com a diminuição do número de CATs (Comunicação de Acidente de Trabalho).

Como resultado final, foi possível obter um sistema inteligente e capaz de ajudar as empresas a manterem a ergonomia no ambiente de trabalho, além de melhorar a qualidade do trabalho diário e a produtividade de muitos profissionais que permanecem em frente ao computador.

Tecnologias utilizadas e futuro do sistema

As tecnologias usadas para o desenvolvimento do Educador Postural foram:

  • HTML 5, CSS 3 e JavaScript para a etapa de front-end.
  • Ruby on Rails para a etapa de back-end.

Atualmente, a Dub Soluções está desenvolvendo a versão mobile para ajudar a melhorar a postura dos usuários no smartphone. Além disso, está sendo desenvolvido também o aplicativo para desktop, a intranet para grandes empresas e extensões do Educador Postural para navegadores. 

O uso de um Bot para reconhecimento de imagens da postura do usuário também está em fase de desenvolvimento. Este foi o projeto mais complexo e desafiador já desenvolvido por nós até o momento e nos orgulhamos de fazer parte dessa inovação.

Fabrício, CEO da Dub Soluções, ressalta ainda que o projeto levou cerca de um ano entre testes, pesquisas e desenvolvimento. Atualmente o projeto está patenteado e todo esse tempo foi necessário para se criar algo realmente inovador. 

O sistema Educador Postural está disponível exclusivamente online e para conhecer os planos e maiores detalhes, acesse: www.educadorpostural.com

Para ficar por dentro de outros cases de sucesso como este, continue acompanhando o nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *