Categorias
Projetos

5 Ferramentas para desenvolvimento de aplicativos

O desenvolvimento de um aplicativo é realizado por uma série de etapas, que ao término de cada uma delas, compõe o projeto final que é entregue ao usuário comumente em app stores. Contudo, para cada etapa de um projeto de criação de aplicativo, é importante o uso de certas ferramentas que auxiliam os desenvolvedores na automação de processos, manipulação de informações e até mesmo mensuração de dados relevantes para a criação de um bom aplicativo.

E pensando neste assunto, separamos a seguir 5 ferramentas para o desenvolvimento de aplicativos para que você possa conhecê-las. Confira!

  1. Trello

O Trello é uma ferramenta utilizada para a gestão de projetos e pode ser perfeitamente utilizado para a gestão de projetos de aplicativos mobile.

A grande vantagem dessa ferramenta é a sua versatilidade, sendo possível ajustá-la conforme as necessidades de cada usuário. Além disso, é possível organizar tarefas, etapas do projeto, estipular e identificar prazos, entre outras funções. Outro ponto bastante interessante no Trello, é a possibilidade dele ser utilizado tanto individualmente, quanto compartilhado com uma equipe.

O Trello pode ser acessado através de um navegador de internet como Chrome, Internet Explorer, Mozilla, entre outros. A ferramenta também está disponível para Google Play e iTunes e até mesmo no app de Windows 8 e de Kindle Fire.

Para saber mais acesse: trello.com

2. Invision

O Invision é uma ferramenta online que possibilita a criação de protótipos para testes de UX de maneira ágil e eficiente. O grande destaque do Invision fica na fidelidade dos protótipos criados, uma vez que eles são melhores do que os feitos por outras ferramentas.

Com apenas alguns cliques é possível criar protótipos e ao término, a própria ferramenta adiciona algumas animações e transições para torná-lo clicável.

Outro ponto relevante do Invision está no fato dele fornecer um link para executar o protótipo em smartphones, possibilitando utilizá-lo como se fosse um aplicativo baixado da app store.

A possibilidade de se relacionar com clientes para colher feedback deles, também é um recurso muito importante para ajudar na criação de aplicativos mais adequados aos usuários.

Para saber mais acesse: invisionapp.com 

3. Mobizen

O Mobizen é uma ferramenta muito indicada para testes de aplicativos. A sua proposta é permitir acessar arquivos e usar aplicativos do Android pelo computador com Windows.

A grande vantagem dessa ferramenta é que a tela do smartphone ou tablet é reproduzida de maneira interativa, sendo possível utilizar o teclado e o mouse do computador para testar aplicativos.

A ferramenta pode ser utilizada no computador tanto por meio de um navegador, quanto por meio de um programa para PC.

Para saber mais acesse: www.mobizen.com/?locale=pt

4. Appanalytics

O Appanalytics é uma das melhores ferramentas para que os desenvolvedores possam aprimorar cada vez mais seus aplicativos. Por meio dela, é possível monitorar todo o comportamento do usuário em tempo real e coletar diversas informações a respeito da usabilidade do app.

Dentre as principais funcionalidades da ferramenta, podemos destacar os mapas de calor e reconhecimento de gestos dos usuários, sendo úteis para verificar onde e como os usuários interagem com a aplicação.

Além disso, é possível descobrir também quais telas têm uma taxa mais elevada para o usuário abandonar o aplicativo e quais telas estão causando alguma confusão.

A ferramenta é compatível com as plataformas iOS, Android, Windows Phone e Windows Desktop.

Para saber mais acesse: appanalytics.io/Index

5. Bitbucket   

O BitBucket é uma ferramenta utilizada para hospedagem de softwares e controle de versões de código fonte baseado em Mercurial ou GIT. Similar ao GitHub, o Bitbucket possui um serviço gratuito e um comercial.

Por meio dele é possível ter o controle de todas as modificações que foram realizadas ao longo do projeto com um histórico completo de edições, mostrando quem realizou a edição, data da edição, quais foram os pontos alterados e o motivo de realizar essa alteração.

Para saber mais acesse:  bitbucket.org

E você, deseja saber mais sobre projetos e desenvolvimento de aplicativos? Conheça a Dub Soluções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *