Categorias
Empreendedorismo

Orçamento para criar um aplicativo: como se planejar para 2020

Então você decidiu que sua empresa terá um aplicativo em 2020. Mas afinal, como planejar o orçamento desse tipo de projeto?

Assim como em qualquer projeto de uma empresa, a criação de um aplicativo também exige planejamento para se investir de maneira consciente.

E pensando neste assunto, separamos a seguir algumas dicas para você que deseja inserir a sua empresa nesse universo mobile em 2020. Confira!

Trace a ideia no papel

O desenvolvimento de um aplicativo começa com uma ideia, mas para isso é preciso que ela esteja bem organizada e fundamentada.

Portanto, separe um tempo para descrever todas as possíveis características e funcionalidades que o aplicativo da sua empresa deverá ter. Envolva colaboradores, gestores e demais profissionais para auxiliá-lo nesta tarefa inicial, pois isso facilitará na hora de obter orçamentos mais precisos.

A maneira como o seu aplicativo dará lucros para a sua empresa também deve ser descrita. Caso você não tenha conhecimentos a respeito deste quesito, o seu desenvolvedor também poderá lhe auxiliar.

Faça uma previsão do investimento

Saber o quanto você pode gastar é fundamental para guiar-se na contratação da empresa que fará o desenvolvimento do aplicativo.

Neste caso, o seu orçamento deve estar sempre alinhado ao seu Plano de Negócios de modo a ter uma previsão dos gastos e receitas que ocorrerão ao longo de um período.

Caso você não tenha conhecimentos sobre os custos para o desenvolvimento de um aplicativo, recomendamos a leitura deste artigo.

Busque orçamentos

Ao ter a ideia do seu aplicativo bem fundamentada e saber o quanto a sua empresa pode investir no projeto, chega o momento de buscar por orçamentos.

A regra básica para escolher um bom desenvolvedor é focar sempre no custo-benefício. Em outras palavras, nem sempre o orçamento mais caro possui melhor qualidade e o mais barato é de qualidade inferior.

Avalie prazos de entrega, garantias de testes, flexibilidade de pagamento e até mesmo cases de sucesso. Neste artigo você pode encontrar algumas dicas para escolher uma empresa de desenvolvimento para o seu aplicativo.

Envolva todas as áreas

Ao ter os orçamentos em mãos você já terá uma boa noção do quanto sua empresa poderá investir no projeto. Deste modo, é importante divulgar a todos os níveis da empresa o que está sendo esperado para o orçamento daquele ano, fazendo com que aumente o comprometimento com o que foi planejado.

Neste momento é necessário também expor aos tomadores de decisão todos os detalhes de cada orçamento obtido. Novamente, é essencial avaliar não só as despesas, mas o custo-benefício total de cada proposta para tomar a decisão correta.

Acompanhe e atualize se necessário

De nada adianta fechar o projeto com a empresa ideal para desenvolver o seu aplicativo e simplesmente não acompanhar o orçamento de perto. Uma boa prática é a realização de reuniões com os desenvolvedores onde é discutido os prazos, possíveis custos adicionais, entre outros assuntos que poderão ajudá-lo na gestão do seu orçamento.

Vale lembrar que um orçamento para a criação de um aplicativo jamais deve ser um fator limitante para o desenvolvimento de um bom projeto ou mesmo inflexível. Portanto, sempre que ocorrer a necessidade de um novo investimento ou algum evento importante, é fundamental revisar o orçamento visando sempre a qualidade do projeto.

De modo geral, o orçamento para a criação de um aplicativo é muito semelhante aos orçamentos que a sua empresa já planeja atualmente, com exceção de algumas particularidades.

O ponto principal ao se planejar para a criação do seu aplicativo é definir como será de fato o aplicativo e como ele irá impactar nos seus negócios. 

Independente do tamanho do projeto que você está disposto a criar, é importante ter uma visão de como o aplicativo irá agregar no faturamento e no sucesso da sua empresa.

E então, já se planejou para criar o seu aplicativo em 2018? Conte com a Dub Soluções para desenvolver um projeto que cabe no seu orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *