Categorias
Empreendedorismo

Descubra todas as diferenças entre aplicativos nativos e híbridos

Não é novidade que o uso de dispositivos móveis crescem a cada ano e junto com eles aumentam também o uso de aplicativos mobile de diversos tipos e funcionalidades.

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa mundial realizada recentemente pela Flurry (principal ferramenta de Mobile Analytics do mercado), o uso de aplicativos mobile cresceu 58% em 2015 em relação ao ano anterior.

Mas mesmo com toda essa popularização, o que pouca gente sabe é que existem diferentes tipos de aplicativos que variam na forma como eles são desenvolvidos e executados nos dispositivos dos usuários. E em meio a essas opções encontram-se os aplicativos nativos e híbridos. Acompanhe os detalhes a seguir e descubra as diferenças entre eles:

Aplicativos Nativos

Os aplicativos Nativos são desenvolvidos para utilizarem uma plataforma específica como, por exemplo, o Android que utiliza o Java e o iOS que utiliza o Swift. Esses aplicativos são baixados de uma loja e são instalados e armazenados dentro de dispositivos mobile, o que garante um acesso mais ágil.

O termo nativo faz referência ao fato desses aplicativos serem criados utilizando a linguagem nativa da plataforma onde eles são instalados.

Vantagens

• Possibilidade de utilizar diversos recursos do próprio aparelho como câmeras, GPS, calendário, giroscópio, lista de contatos, entre outros;

• Alto desempenho, que proporciona maior experiência para o usuário;

• Por tratar diretamente com as bibliotecas do sistema operacional, os aplicativos nativos possuem maior facilidade na otimização de códigos;

• Recomendado para casos onde o aplicativo precisa consumir mais recursos de hardware, uma vez que eles costumam ter uma performance melhor.

Desvantagens

• Comparado a outras modalidades de aplicativos, os nativos possuem um custo de desenvolvimento maior, uma vez que necessitam de desenvolvedores com conhecimentos específicos;

• O tempo de desenvolvimento também costuma ser um pouco mais longo, principalmente pela necessidade de desenvolver uma versão do aplicativo para rodar em plataformas diferentes do mercado.

Aplicativos Híbridos

Os aplicativos híbridos, como o próprio nome se refere, são aplicações desenvolvidas com o uso de linguagens web como HTML5, CSS3 e Javascript e além disso, utilizam frameworks como o Phonegap, Cordova e Ionics para se tornarem um aplicativo instalável para o usuário. Atualmente já é possível encontrar também plugins que desempenham as funcionalidades nativas.

Em outras palavras, os aplicativos híbridos se comportam como aplicativos nativos, mas na verdade eles são aplicações web. E semelhante aos aplicativos nativos, eles também podem ser baixados em lojas específicas de cada plataforma como o App Store ou Play Store.

Vantagens

• Costumam ser desenvolvidos de maneira mais ágil e barata, sendo uma excelente opção para as empresas terem o seu próprio aplicativo de maneira econômica;

• São multiplataforma, ou seja, são desenvolvidos uma única vez e executados em diferentes sistemas operacionais;

• Ideal para casos onde a sua empresa não sabe qual o sistema operacional seu público utiliza em seus dispositivos ou quando há um público diversificado.

Desvantagens

• Oferecem uma menor experiência para o usuário comparado aos aplicativos nativos.

Como vimos, existem diferenças notáveis entre os aplicativos nativos e os aplicativos híbridos. Mas a pergunta que fica é: Qual o melhor aplicativo para o meu projeto? Bem, esta pergunta será respondida em um próximo post onde mostraremos detalhadamente os fatores que você deve considerar na hora da escolha do seu aplicativo.

Vale destacar que independente do tipo de aplicativo que a sua empresa venha a escolher, é importante lembrar que ter um aplicativo hoje, representa um grande diferencial competitivo para qualquer negócio. E a prova disso é que, cada dia mais, as pessoas estão utilizando dispositivos mobile e procurando em aplicativos, maneiras de tornarem suas vidas mais práticas e melhores. Portanto, se você pretende destacar o seu negócio, então vale a pena avaliar a possibilidade de criar seu próprio aplicativo.

E você, já possui um aplicativo para a sua empresa? Com a Dub Soluções você pode ingressar neste mundo facilmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *