Categorias
Empreendedorismo

Como validar uma ideia

Quem acompanha o nosso blog já deve ter notado que estamos constantemente abordando dicas para se criar um aplicativo de sucesso.

Hoje falaremos sobre como validar uma ideia e porque você não deve pular esta etapa ao decidir criar um aplicativo. Acompanhe os detalhes a seguir para saber mais sobre este assunto.

A importância da validação de uma ideia

Todo mundo tem um plano, até tomar o primeiro soco na cara“. Essa frase do ex-boxeador Mike Tyson pode parecer um pouco forte para muitas pessoas, mas quando o soco retrata a realidade do mercado, essa frase pode fazer muito sentido.

De maneira geral, pode parecer fácil obter uma grande ideia para criar um aplicativo, mas, antes de investir tempo e dinheiro no projeto, você deve validar essa ideia. Isso significa descobrir se realmente existe uma demanda potencial para que a sua ideia seja vendida.

Antes de transformar a sua ideia em um aplicativo, você precisará de evidências que apontem (ou não) se as pessoas aceitarão seu aplicativo e até mesmo se estarão dispostas a gastar dinheiro com ele. Afinal, sua ideia é realista? Você terá sucesso no seu mercado?

Embora não haja uma maneira de garantir o sucesso de um projeto de aplicativo, há algumas coisas que você pode fazer para fornecer indicadores da força comercial da sua ideia. 

Lembre-se, é mais fácil criar um aplicativo em torno de uma demanda, do que a demanda em torno de um aplicativo. Ou seja, sem um público interessado, seu projeto poderá fracassar.

Como validar a ideia de um aplicativo?

Existem diferentes maneiras de se validar uma ideia. Nós, aqui da Dub, utilizamos algumas ferramentas que nos ajuda a descobrir a viabilidade da criação de um aplicativo. Veja abaixo quais são elas:

Opinion Box: O Opinion Box é um dos melhores sites onde as empresas podem criar pesquisas para validar ideias.

O site conta com mais de 100 mil consumidores prontos para responder a sua pesquisa. É possível criar filtros para definir o público-alvo e as pesquisas são realizadas em poucos dias.

Pesquisa: A boa e velha pesquisa de mercado também é uma ferramenta muito importante para ajudar a validar uma ideia. Neste caso, independente do recurso utilizado (online ou presencial), a proposta da pesquisa será sempre a mesma, ou seja, entender como pensa o seu público e se a sua ideia possui viabilidade para ser lançada no mercado.

Canvas do Modelo de Negócio: Qual será o tipo de público do seu aplicativo? Quais canais serão usados para atrair esse público? Quais serão as fontes de receitas e quais serão os custos do seu projeto de aplicativo?

Esses são apenas alguns dos questionamentos que são discutidos durante o uso do Canvas do Modelo de Negócios para validar uma ideia de um negócio/produto de fato.

Gerador de Personas: A criação de personas é fundamental para identificar o perfil do público-alvo no qual se pretende atingir com o aplicativo. As personas são muito importantes para a validação de ideias, pois através delas é possível entender as necessidades, medos, desejos e outros detalhes do público que irá usar o seu app.

Nós aqui da DUB utilizamos a ferramenta Gerador de Personas

Criação de Protótipo: De fato a validação de uma ideia costuma ocorrer antes de se iniciar um projeto. E por mais que a fase de criação de protótipos já faça parte do desenvolvimento de um projeto, é possível validar ideias importantes nessa etapa.

Aqui na Dub, por exemplo, nós utilizamos as ferramentas Axure e Invision na qual o próprio usuário pode inserir campos, testar cenários e fluxo de navegação. Isso possibilita entender as expectativas do usuário antes mesmo de finalizar o projeto.

Canvas da Proposta de valor: O Canvas da Proposta de Valor auxilia a formatar uma ideia de maneira mais sólida e mais completa do que simplesmente pensar em um produto/serviço a ser disponibilizado para o cliente. Essa ferramenta possibilita pensar no produto e no serviço além de seus benefícios, nos problemas e nas dores que ele irá resolver para o cliente e nos ganhos adicionais que ele pode oferecer para o consumidor.

Em outras palavras, o Canvas da Proposta de valor é uma maneira de pensar fora da caixa e ir além da suposição em relação ao que o seu público deseja ou não.

Sebrae Canvas: O Sebrae Canvas é uma ferramenta online do Sebrae utilizada no planejamento de negócios. Nós aqui da Dub utilizamos este recurso para desenvolver melhor a ideia dos nossos clientes e até mesmo para ajudá-los a repensar uma ideia já existente.

Para conferir detalhes, acesse: sebraecanvas.com

Você pode ter um aplicativo criado pela melhor equipe de desenvolvedores do mundo, mas ainda assim o seu projeto pode fracassar no mercado se não fizer uma validação da sua ideia inicialmente.

A validação de uma ideia é tão importante quanto o próprio aplicativo. E às vezes, na pressa de lançar o aplicativo ao mercado apenas com base em crenças pessoais, muitos empreendedores tendem a ignorar a etapa de validação.

Portanto, se você tem uma ideia para um aplicativo, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo a validá-la da maneira correta para criar um projeto assertivo.

E então, pronto para tirar a sua ideia do papel? Conte com a DUB Soluções para te ajudar no processo de validação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *