Categorias
Empreendedorismo

Como começar uma startup?

Empreender tem sido o desejo de cada vez mais pessoas em todo o mundo. Seja pela vontade de largar o tradicional emprego ou o chefe desagradável, seja para colocar uma ideia em prática ou até mesmo por acreditar que por meio de um empreendimento será possível viver a vida como se deseja.

De fato, o que realmente importa é que as pessoas estão cada vez mais buscando iniciar um negócio próprio, porém a grande maioria acaba sofrendo e desistindo logo nos primeiros obstáculos. 

E é justamente neste cenário que começaram a surgir as primeiras startups, ou seja, um modelo de negócio de baixo investimento, focado exclusivamente em oportunidades de solucionar problemas e apoiando-se principalmente na tecnologia como ferramenta para o sucesso.

Mas afinal, o que é de fato uma startup e como começar uma? Acompanhe os detalhes a seguir e saiba mais sobre este assunto.

O que é Startup?

Segundo Eric Ries, autor do livro Lean Startup, “uma startup é uma instituição humana designada a entregar um produto ou serviço sob condições de extrema incerteza”.

Em outras palavras, uma startup é um modelo de negócio ideal para aquele empreendedor que deseja colocar a sua ideia em prática, mas que ainda não sabe se seu produto ou serviço será bem aceito no mercado. Deste modo, uma startup surge como uma maneira para que ele possa testar e aprovar a sua ideia sem a necessidade de altos investimentos.

Geralmente, as startups são criadas com uma equipe enxuta, possuem foco a tecnologia como ferramenta para criar soluções inovadoras, além do grande desejo em gerar valor para um público específico.

Startups costumam iniciar suas atividades com pequenos passos, mas são muitos os casos de empresas atuais que iniciaram suas trajetórias como startups e hoje já faturam bilhões. É o caso, por exemplo, do Google e do Facebook.

Afinal, como começar?

Apesar das facilidades e da necessidade de investimento menor em relação a um negócio tradicional, quem vai iniciar uma startup precisa estar atento a alguns fatores importantes. 

A essência principal de uma startup está na possibilidade testar ideias, mas isso não significa que os testes devem ser um grande fracasso. Por isso, confira algumas dicas importantes para começar corretamente:

Identifique um problema

Uma grande ideia não precisa surgir espontaneamente. Uma grande ideia muitas vezes surge identificando-se pequenos problemas do cotidiano. Aplicativos para rastreamento de linha de ônibus, por exemplo, surgiram simplesmente porque alguém identificou a necessidade de saber os horários corretos dos ônibus para não perder tempo no ponto. 

Como resultado final, o produto pode ser oferecido para a prefeituras de diversas cidades, conforme já podemos identificar em alguns cases.

Portanto, procure focar em um problema que a sua startup pode solucionar para depois focar na oportunidade que isso poderá gerar quando você criar a solução.

Estude seu mercado

Para ter sucesso com uma startup, você deverá no mínimo conhecer o mercado em que pretende atuar. Procure ler, estudar e avaliar o tamanho do mercado, identifique pontos fortes e pontos fracos e veja o que você pode fazer para se destacar daquilo que já existe atualmente.

Você nunca vai estar 100% pronto

Se você está pensando em abrir uma startup, esteja ciente de que o seu negócio nunca estará 100% pronto para ser oferecido ao seu público. Em vez disso, tenha em mente de que você precisará criar versões do seu produto, se lançar ao mercado, colher feedbacks dos consumidores e se aprimorar conforme o retorno do seu público, lançando novas versões até ajustar o modelo de negócio.

Criar sozinho ou com um sócio?

Você com certeza vai precisar de ajuda, mas também será necessário trabalhar com pessoas com os mesmos objetivos. É aqui onde muitos empreendedores desistem, pois as dificuldades financeiras, a falta de informação e a alta carga de trabalho acabam trazendo a desmotivação.

E é justamente aqui que a Dub Soluções pode entrar como o seu grande parceiro. Nós recentemente criamos a Fábrica de Startups – um projeto que visa ajudar os empreendedores que nos procuram para desenvolver um aplicativo ou sistema web. 

Assim, além de criarmos a solução adequada para nossos clientes, também contamos com a parceria com coworkings e com o apoio da incubadora Inaitec (Instituto de Apoio à Inovação, Ciência e Tecnologia de Palhoça/SC) que podem auxiliar em todo o processo para a criação da sua startup.

Isso significa que além de receber o seu aplicativo ou sistema web, você também recebe o apoio com um plano de negócios, suporte para a criação de um planejamento de marketing, estratégia para monetização do negócio, assessoria contábil, mentoria, acesso a investidores, desconto em eventos, entre outros detalhes que uma startup precisa para se alavancar no mercado.

Com todo esse apoio, agora ficou mais fácil tirar a sua ideia do papel e criar a sua própria startup. Entre em contato para obter mais informações. Teremos o prazer em fazer parceria com você!

Gostou do post? Para receber mais dicas sobre tecnologia mobile e startups, continue acompanhando o nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *