Categorias
Empreendedorismo

Tendências para o mercado de aplicativos em 2020

Se você acompanha um pouco sobre o mercado de tecnologia, já deve ter ouvido falar que 2020 foi um excelente ano para o desenvolvimento de aplicativo mobile.

De fato, muitas empresas que entraram no mercado de aplicativos, agora percebem que essa tecnologia já deixou de ser apenas um investimento opcional para se tornar uma necessidade em seus negócios.

Mas o que esperar desse setor em 2020? Acompanhe os detalhes a seguir e confira as principais tendências.

Expansão dos aplicativos on-Demand

Os aplicativos on-Demand se tornaram muito populares nos últimos anos, afinal, eles tornam nossas vidas mais fáceis e mais convenientes.

Exemplos como o Ifood, Uber, Airbnb, Spotify, Netflix, entre outros, mostram que é possível atuar com esse tipo de aplicativo em diferentes áreas. Portanto, se você está pensando em criar um aplicativo para o seu negócio em 2020, então vale a pena estar atento a essa tendência.

Aplicativos instantâneos do Android

Em 2017 o Google lançou o conceito de Aplicativos Instantâneos do Android. A ideia é basicamente facilitar o uso de aplicativos Android, sem precisar instalá-los.

Por enquanto, apenas aparelhos com Android 6.0 ou superior podem aproveitar esse recurso. Mas segundo o Google, o objetivo é convencer mais empresas a prepararem seus aplicativos para funcionar no formato instantâneo para aumentar o engajamento das marcas. Vale a pena ficar atento e avaliar a possibilidade de se investir nesse formato.

Crescimento da IoT e aplicativos Wearable

O conceito de casas, cidades e indústrias inteligentes está crescendo.

Do cuidado da saúde à educação e das casas inteligentes para escritórios inteligentes, os aplicativos IoT irão gradualmente começar a se tornar mais populares em 2020. 

Embora possa demorar mais algum tempo para que a Internet das Coisas se expanda, os aplicativos Watch da Apple já estão crescendo e continuarão crescendo.

O Google também lançou o Android Things para aumentar a adoção da IoT.

Especialistas preveem que a IoT crescerá de US$157,05 bilhões em 2016 para US$661,74 bilhões até 2021, com uma taxa de crescimento anual de 33,3%. 

Esse crescimento afeta diretamente as tendências dos aplicativos móveis, já que os dispositivos IoT são controlados por smartphones.

Realidade Aumentada / Aplicativos de Realidade Virtual

Em 2020, tanto a AR quanto a VR começarão a ir além do entretenimento em jogos. A prova disso que é ambas as tecnologias possuem enorme potencial quando se trata de transformar uma gama diversificada de setores industriais.

O mercado de Realidade Aumentada Empresarial será impulsionado principalmente por indústrias como varejo, saúde, engenharia e imóveis. Já as tecnologias de realidade virtual estarão mais focadas em jogos e na esfera de eventos.

Portanto, se você se inspirou com jogos como o Pokémon Go, saiba que seu negócio também poderá fazer uso dessa tecnologia e se destacar dos concorrentes.

Aumento no uso de pagamentos móveis

Outra tendência para o mercado de aplicativos em 2020 será a mudança no uso de pagamentos online.

Hoje, os usuários envolvidos em compras on-line através de aplicativos móveis têm usado bancos de internet ou cartões de crédito / débito para fazer pagamentos. 

No entanto, com a entrada do Apple Pay e do Google Wallet, os usuários estão mudando gradualmente para o m-commerce.

Maior integração com Bots

O aumento no uso de bots para aplicativos mobile também será significativo em 2020. A integração de chatbots para facilitar e proporcionar uma melhor usabilidade para os aplicativos será uma grande tendência.

O grande diferencial estará na maior integração com a Inteligência Artificial, fazendo com que os bots aprendam cada vez mais sobre as preferências dos usuários.

Mais aplicativos baseados na nuvem

O desenvolvimento de aplicativos móveis baseados na nuvem também crescerá em 2020. Com o uso crescente da tecnologia da nuvem, tornou-se muito mais rápido e fácil obter dados sem afetar a memória interna do dispositivo. 

Além disso, os aplicativos móveis, cujos dados são armazenados na nuvem, são especialmente atraentes para as empresas, pois irão aliviar em grande parte os problemas de segurança de dados inerentes ao BYOD (Bring Your Own Device).

De acordo com o Cisco VNI Global Mobile Forecast (2015-2020), os aplicativos baseados na nuvem direcionarão 90% do tráfego total de dados móveis em 2020 no mundo. O tráfego móvel na nuvem aumentará em 11 vezes com uma taxa de crescimento anual de 60%.

E então, o que achou das tendências do mercado de aplicativos para 2020? Com tantas novidades, vale a pena se preparar para usar uma ou mais novidades como estratégia para o seu negócio crescer.

Nós da Dub Soluções somos especialistas no desenvolvimento de aplicativos mobile e podemos te ajudar a manter-se atualizado, seja lançando um novo aplicativo, ou até mesmo atualizando um projeto já existente com base nas novas tendências. Portanto, conte conosco em 2020!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *