Categorias
Projetos

Testes em aplicativos

Não há como negar que os aplicativos mobile têm se tornado cada vez mais importantes e presentes na vida das pessoas. E neste cenário, as empresas também estão aproveitando para destacar suas marcas por meio desta tecnologia, afinal, é preciso estar presente onde os olhos do público está apontado.

Mas apesar desta tecnologia ser considerada recente, já é possível observar muitos projetos de aplicativos fracassarem ao serem lançados com erros, incompatibilidades entre aparelhos, lentidão, dentre outros problemas que faz qualquer usuário desistir de utilizá-los. E para evitar que isto ocorra, torna-se necessário realizar testes em aplicativos antes mesmo de lançá-los ao mercado.

Acompanhe os detalhes a seguir e saiba mais sobre a importância de incluir testes durante o desenvolvimento de um aplicativo.

O que são testes em aplicativos?

Este é uma etapa de desenvolvimento em que se realiza testes com o objetivo de encontrar alguma ocorrência inesperada e posteriormente corrigi-las, antes de entregar o aplicativo ao público. Além disso, a etapa de testes também busca avaliar se o aplicativo está cumprindo com o objetivo para o qual foi desenvolvido.

No geral, os testes de aplicativos visam identificar erros e falhas como mau desempenho, segurança, usabilidade entre outros fatores que possam comprometer a experiência do usuário. 

Importante: Apesar de serem comuns durante o desenvolvimento do aplicativo, os testes também podem ser realizados após o seu desenvolvimento com o objetivo de identificar possíveis problemas e posteriormente lançar atualizações do aplicativo com as devidas correções.

Como são feitos os testes?

Com o objetivo de otimizar o trabalho, o testador ou equipe de testes, pode utilizar ferramentas de automatização. Deste modo, é possível obter um ganho de tempo muito grande, já que a ferramenta pode realizar testes pré-gravados de forma automática e mais ágil.

Neste caso, cada empresa costuma utilizar estratégias diferentes para a etapa de testes. Contudo, independente da forma como o aplicativo é testado, alguns pontos relevantes são analisados durante esta etapa. São eles:

Desempenho: é observada a velocidade de carregamento das páginas e requisições no aplicativo. É neste tipo de teste que são encontrados e corrigidos travamentos de tela e fechamentos inesperados do aplicativo devido a sua má performance.

Usabilidade: São observados os pontos que impactam diretamente na experiência dos usuários. São nesses testes que são avaliados, por exemplo, se as nomenclaturas dos botões são adequadas, o tamanho do texto para telas pequenas, organização do conteúdo, o nível de entendimento dos termos utilizados, dentre outros detalhes.

Segurança: Nos testes de segurança são verificadas possíveis vulnerabilidades que possam comprometer os dados dos usuários do aplicativo. Assim, é possível entregar um aplicativo mais confiável ao público.

Compatibilidade: Durante os testes de compatibilidade são analisados possíveis erros funcionais exibidos durante os fluxos de teste de acordo com cada aparelho e sistema operacional. São esses testes que garantirão que o aplicativo funcione em aparelhos diferentes e até mesmo em versões diferentes de um mesmo sistema operacional.

Importância dos testes de aplicativos

De maneira geral, os testes são de grande importância para que se possa minimizar a quantidade de falhas e entregar um aplicativo sem bugs e demais erros que possam comprometer a experiência dos usuários.  Afinal, os usuários de aplicativos móveis estão cada vez mais exigentes e podem facilmente descartar um aplicativo ao encontrarem erros e problemas que possam impedi-los ou dificultá-los de utilizá-lo.

Neste caso, além de possivelmente proporcionar uma experiência negativa para o usuário, um aplicativo desenvolvido sem a etapa de testes também pode afetar os cofres da empresa. A prova disso é que mesmo com uma ideia original e inovadora, o projeto de um aplicativo pode fracassar devido ao baixo nível de aceitação dos usuários. Portanto, ao contratar um desenvolvedor para o aplicativo da sua empresa, vale a pena avaliar se o projeto irá contar com a etapa de testes.

Sem dúvidas o universo móvel é a novidade da vez. E para se tornarem mais competitivas, as empresas estão apostando cada vez mais na criação de aplicativos mobile para estarem presentes para os seus públicos. No entanto, conforme vimos acima, apenas o aplicativo em si não consegue sobreviver e se sobressair sozinho.

Desta forma, para se obter sucesso com um aplicativo próprio, é fundamental que o projeto de desenvolvimento conte com rigorosas etapas de testes capazes de identificar e corrigir problemas que afetam a qualidade do aplicativo.

Nós da Dub Soluções somos especialistas no desenvolvimento de aplicativos e contamos com uma excelente equipe e estrutura adequada para realizar todos os testes necessários durante a criação de um app. Portanto, se a sua empresa pretende desenvolver um aplicativo de qualidade que atenda as expectativas dos usuários, então conte conosco!

E você, deseja desenvolver um aplicativo de qualidade? Conte com a Dub Soluções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *