Categorias
Projetos

Conheça o processo de desenvolvimento de um aplicativo

Sem dúvidas, os aplicativos mobile se tornaram uma tecnologia fundamental para facilitar o dia a dia dos usuários. E o que até pouco tempo atrás era limitado a jogos de passatempo, hoje se tornou um recurso que promove facilidades em diversas áreas com o simples toque no celular.

Mas para chegar até o usuário, os aplicativos mobile passam por um longo processo de desenvolvimento. E pensando neste assunto, separamos a seguir os principais passos que envolvem a criação de um aplicativo até que ele chegue a uma webstore. Confira!

Ideia

O primeiro passo para o desenvolvimento de um aplicativo é basicamente ter em mente o que se deseja desenvolver. No geral, a iniciativa para se desenvolver um aplicativo surge de uma ideia, entretanto, se você possui dificuldades para ter ideias criativas, vale a pena observar as necessidades e problemas que a sua empresa possui e que poderiam ser solucionadas com a criação de um aplicativo.

Planejamento

Uma vez tendo em mente o objetivo pelo qual sua empresa deverá investir no desenvolvimento de um aplicativo, chega o momento de planejar algumas ações. Deste modo, antes de contratar uma empresa para o desenvolvimento do aplicativo, você deve:

  • Entender o seu público-alvo e as necessidades dos seus usuários dentro do seu mercado;
  • Ter um orçamento em mente para o projeto. (Para lhe auxiliar nesta tarefa, vale a pena conferir este artigo onde mostramos o quanto custa para fazer um aplicativo);
  • Ter tempo para estar envolvido no desenvolvimento do projeto.

Contratando um desenvolvedor

Após ter o planejamento básico para o desenvolvimento do seu aplicativo, chega o momento de contratar uma empresa para realizar o desenvolvimento. Nesta etapa, é importante ter alguns critérios pré-definidos para fazer uma escolha adequada. Algumas dicas são:

  • Busque por referências de clientes anteriores;
  • Conheça o portfólio do desenvolvedor;
  • Veja se a empresa disponibiliza reuniões presenciais em seu escritório;
  • Procure entender a política da empresa em relação a pagamentos e prazos de entrega;

Para saber mais sobre este assunto, confira o nosso artigo onde mostramos como escolher uma empresa de desenvolvimento de aplicativos.

Design e Protótipo

Ao contratar uma empresa para o desenvolvimento do aplicativo, uma das primeiras etapas será a definição do layout e criação de protótipos de tela. Os protótipos serão importantes para avaliar as funcionalidades do aplicativo e validar a sua usabilidade. Assim, caso haja necessidade de ajustes, será mais fácil de realizá-los, uma vez que o desenvolvimento dos códigos ainda não foi iniciado.

Vale lembrar também que os protótipos podem ser apresentados para uma quantidade limitada de usuários/atuais clientes, para que eles deem feedback a respeito das funcionalidades do app.

Desenvolvimento

Na etapa de desenvolvimento são criados os códigos que darão as funcionalidades do aplicativo. Durante este processo, é importante que a empresa contratada mantenha o cliente sempre atualizado em relação ao progresso. 

Vale destacar que independente da tecnologia escolhida ou da linguagem utilizada para o desenvolvimento do app, é fundamental o uso da metodologia ágil. Assim, é possível apresentar o projeto em etapas para a validação do cliente. Esta prática é interessante para evitar retrabalhos e custos adicionais durante o projeto. Portanto, vale a pena avaliar se o seu desenvolvedor costuma trabalhar desta maneira.

Testes

A etapa de testes é importante para evitar que o aplicativo seja lançado com erros e falhas que possam comprometer a experiência do usuário e consequentemente o sucesso do projeto. Nesta fase, costumam ser realizados os seguintes tipos de testes:

  • Compatibilidade: É verificado se o aplicativo está interagindo adequadamente com o sistema operacional, hardware e rede;
  • Desempenho: São avaliados possíveis problemas de lentidão e travamento do aplicativo;
  • Usabilidade: É avaliada a experiência do usuário e a facilidade em se realizar as ações pretendidas;
  • Funcionalidade: É verificado se o aplicativo realmente realiza as tarefas que deveria, conforme o que foi planejado.
  • Lançamento: Ao finalizar o desenvolvimento do aplicativo, será necessário divulgá-lo nas principais lojas de aplicativos para que os usuários possam conhecê-lo. Atualmente as plataformas mais comuns são as Apple Store e a Play Store.

Além da publicação do aplicativo nas principais lojas, é importante também utilizar o processo de otimização conhecido como ASO (App Store Optimization ou Otimização para Lojas de Aplicativos). Esta otimização irá ajudar o aplicativo da sua empresa a se destacar da multidão ao ser pesquisado pelos usuários dentro das lojas de aplicativos. Assim, o seu projeto passa a ter mais chances de ser encontrado por uma grande quantidade de usuários e consequentemente passa a receber mais downloads.

Outras estratégias de divulgação como redes sociais e o próprio website da empresa, também são excelentes maneiras de aumentar a visibilidade do aplicativo.

Atualizações

Após lançar o seu aplicativo, é essencial que a sua empresa obtenha feedback de seus usuários para que se possa realizar futuras atualizações no aplicativo e incorporar esse feedback nas mudanças.

Além disso, é importante estar sempre atento às novas tendências para manter o aplicativo da sua empresa sempre atualizado e atrativo aos seus usuários.

E então, agora que você já conhece o processo para desenvolver um aplicativo, que tal começar a planejar o app da sua empresa? Atualmente qualquer negócio, de qualquer segmento pode contar com o seu próprio aplicativo sem dificuldades.

E você, deseja ter um aplicativo para a sua empresa? Entre em contato com a Dub Soluções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *