Categorias
Projetos

9 melhores práticas para gerar muitos downloads em aplicativos

Todo dono de aplicativo móvel tem um desejo em comum, ou seja, de que o seu aplicativo tenha uma grande quantidade de downloads e boa aceitação no mercado.

Mas o que pouca gente sabe é que apenas publicar o aplicativo em uma app store não é garantia de que os usuários irão começar a baixá-lo em grande escala.

Em outras palavras, é preciso implementar algumas estratégias para gerar mais downloads. E pensando nisso, separamos nove melhores práticas para você implementar em sua estratégia e gerar muitos downloads para o seu aplicativo. Confira!

1. Tenha um ícone atrativo

Pode parecer bobagem para muita gente, mas criar um bom ícone para o seu aplicativo é fundamental para atrair a atenção dos usuários. O ícone é a primeira visão que o usuário terá ao navegar pela Google Play ou Apple Store.

Como o seu aplicativo estará misturado com outros diversos aplicativos similares, ter um ícone atrativo é fundamental para despertar o interesse dos usuários.

2. Crie excelentes descrições

Os usuários não gostam de perder tempo tentando descobrir se determinado aplicativo irá atender a sua necessidade. E por esse motivo, você deve criar uma boa descrição nas app store e demais locais onde será divulgado o aplicativo.

Uma boa descrição responde as principais dúvidas do usuário sobre o que é, para que serve e quais são as principais funcionalidades do aplicativo.

Além disso, é fundamental usar a linguagem do seu público na descrição e por esse motivo, recomenda-se estudar a sua persona antes.

3. Faça um Vídeo

Além da descrição em formato de texto, vale a pena apostar também na apresentação do seu app em formato de vídeos. Por sinal, essa é uma excelente estratégia para divulgar o seu aplicativo.

O uso de prints das telas também ajudam a dar ainda mais informação sobre o seu aplicativo, aumentando assim as chances do usuário baixá-lo.

4. Invista em uma estratégia ASO

Assim como o SEO é importante para melhorar o posicionamento de sites no Google e demais buscadores, uma estratégia ASO também é fundamental para melhorar o posicionamento do seu aplicativo nas buscas dos usuários em lojas de aplicativo.

Uma vez que o seu aplicativo aparece nas primeiras posições das pesquisas dos usuários, maiores serão as chances dele ser baixado.

Neste artigo explicamos com mais detalhes sobre o que é a ASO e como você pode implementar essa estratégia em seu aplicativo.

5. Trabalhe por avaliações positivas

Quanto mais avaliações positivas o seu aplicativo tiver, melhor será o seu posicionamento nas lojas de aplicativos. Portanto, esteja sempre atento ao feedback de quem já baixou e corrija possíveis falhas que possam comprometer a avaliação do aplicativo.

As avaliações também são provas sociais para outros usuários e mostram se o seu aplicativo vale ou não a pena ser baixado.

6. Utilize as redes sociais

Usar as redes sociais, sem dúvidas é uma excelente maneira de promover o seu aplicativo e ajudar a aumentar o número de downloads.

Neste caso, você pode criar banners, inserir QR Codes com links diretos para download do aplicativo, realizar promoções, entre outras estratégias.

Dica extra: Use as redes sociais que melhor se adequarem à proposta do seu aplicativo.

7. Divulgue através de influenciadores

Descubra quem são os influenciadores do seu mercado e crie parcerias com eles para a divulgação do seu aplicativo.

Essa sem dúvidas, é uma ótima maneira de fazer com que os usuários confiem em sua marca, baixem o seu aplicativo e compartilhem opiniões.

8. Concentre-se no usuário

A experiência do usuário ao usar o seu aplicativo deve ser a melhor possível, caso contrário, ele automaticamente irá desistir de usar o seu app e provavelmente deixará uma avaliação negativa.

Portanto, concentre-se em entregar uma boa experiência para o usuário, deste modo, o aumento no número de downloads será uma consequência.

9. Mensure os resultados

Mais importante do que saber a quantidade de downloads do seu aplicativo é conhecer o público que realiza o download. Portanto, procure identificar quando, onde e por quem o seu app é utilizado.

Faça análises para entender o comportamento do usuário e descubra o que o leva a desinstalar o seu aplicativo.

Coletar feedbacks e adequar-se às expectativas do seu público é uma das melhores maneiras de aumentar os downloads.

Gostou das dicas? Para conferir mais artigos relacionados ao mundo dos aplicativos, continue acompanhando o DUB Soluções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *